ANÁLISE DE FRANQUEBILIDADE: COMO FAZER EM SEU NEGÓCIO

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Por acaso você já pensou em transformar seu negócio em uma franquia? Há diversas vantagens na formatação de franquias, entre elas a terceirização da responsabilidade administrativa e a diminuição do risco do investimento em novas filiais.

Assim, fizemos esse artigo com objetivo de explicar como funciona o processo de análise de franqueabilidade, ou seja, o processo através do qual é possível determinar se a formatação de franquia se enquadra ou não com o seu negócio.

O que é franchising?

Em suma, se trata de um sistema que possibilita que o franqueador receba royalties ao permitir que terceiros explorem o know-how desenvolvido em sua empresa.

De acordo com a Nova Lei de Franquia, Lei 13.966/2019, o franchising ocorre quando um franqueador autoriza por meio de contrato um franqueado a usar sua marca e seus métodos de administração e implantação de negócio mediante remuneração. Vale ressaltar também que o franchising não constitui uma relação de consumo nem vínculo empregatício.

Como saber se o meu negócio pode ser franqueado?

Uma vez que se tenha optado por seguir essa linha, tendo analisado as vantagens e desvantagens do franqueamento, o próximo passo será descobrir se realmente é possível aplicar o modelo de franchising em seu negócio.

Como foi descrito anteriormente, o franchising trata-se essencialmente de transformar os métodos de produção de sua empresa, bem como a marca em si, em um produto comercializável. Assim, será necessário verificar, antes de tudo, a possibilidade de replicação desses métodos, as condições mínimas requeridas para que se possa produzir algo de qualidade semelhante ao que se atinge em sua própria empresa.

Dessa forma, será preciso executar uma análise de franqueabilidade na empresa e corrigir os pontos que não se adequam ao modelo de franquias.

Como fazer uma análise de franqueabilidade?

Para determinar a possibilidade de transformar seu negócio em uma rede de franquias é preciso que se desenvolva uma clareza quanto aos seguintes aspectos da empresa:

  • Situação no INPI
  • Qual o diferencial de seu produto ou serviço em relação ao mercado
  • Como funciona atualmente o setor operacional da empresa
  • Como será feita a transmissão de know-how
  • Rentabilidade
  • Valor inicial de investimento para se montar uma franquia

Esses elementos serão utilizados para compor um relatório de franqueabilidade, o qual possibilitará uma visão ampla dos processos da empresa e de quais medidas precisarão ser tomadas para que seja possível começar uma franquia.

Sobre o INPI:

Primeiramente, sabendo que os franqueados irão utilizar sua marca e a identidade visual de sua empresa, é importantíssimo que a marca esteja devidamente protegida. Então, caso ainda não tenha registrado sua marca no INPI e protegido sua identidade visual, saiba que esse será um passo necessário para franquear sua empresa e você obrigatoriamente terá que investir nisso em algum momento.

Ademais, o registro de marca vai ficando mais importante conforme a empresa vai crescendo, de modo que, mais cedo ou mais tarde, ele acaba por se tornar indispensável. Não deixe de registrar sua marca.

Sobre o diferencial:

Após analisar a situação de sua empresa em relação ao INPI, você irá se deparar com a seguinte pergunta: por que, exatamente, alguém iria querer investir em uma franquia da minha empresa?

Nesse ponto, será importante definir claramente qual o diferencial de sua empresa, qual a qualidade mais atraente de seu serviço ou produto. Seria o bom atendimento? A qualidade do produto? Talvez seja o valor de custo? 

Independentemente do que seja, essa identificação será necessária porque as franquias de sua marca deverão se tornar capazes de replicar esse diferencial para que o investimento valha a pena. As melhores qualidades de seu serviço precisam ser isoladas para que o relatório de franqueabilidade seja construído.

Sobre o setor operacional:

Uma vez que você saiba qual ou quais são os diferenciais de seu negócio, o próximo passo será olhar para o setor operacional para encontrar ali as causas desse diferencial. Se você quiser franquear sua empresa, precisará que o setor operacional esteja todo esquematizado e que esse plano de funcionamento esteja colocado no papel.

Em muitas empresas o know-how dos funcionários é passado como que por uma tradição oral: os novos funcionários aprendem com os velhos e tudo funciona bem sem que esteja escrito em lugar algum e sem que ninguém tenha um amplo conhecimento do setor operacional. Evidentemente não será possível franquear uma empresa que opera nesses parâmetros, visto que esse sistema precisará ser replicado em outro lugar de forma exata.

O ponto importante dessa etapa, portanto, consiste em identificar quais são os aspectos mais fundamentais do seu setor operacional, quer dizer, o que não pode ser feito de forma diferente para que o produto mantenha seu diferencial.

Sobre a transmissão de know-how:

Se você tiver uma noção clara de todo o sistema operacional de sua empresa e souber exatamente quais os processos mais importantes, então o próximo passo será definir como ocorrerá a transferência de know-how para seus futuros franqueados. Essa consideração preliminar é importante porque, dependendo da quantidade de treinamento que seja necessário fornecer, a replicação de seu setor operacional pode se tornar muito cara ou, mesmo, inviável.

Além disso, saiba que quando franquear o seu negócio você precisará montar um sistema de transmissão de know-how, precisará desenvolver treinamentos, criar um sistema de suporte para apoiar os franqueados. 

Sobre a rentabilidade:

Tendo passado por todos os pontos anteriores, você terá praticamente todas as informações necessárias para compor seu relatório de franqueabilidade, quer dizer, terá uma noção clara da viabilidade prática do seu projeto de franchising, ou seja, saberá se é possível fazê-lo e de que modo.

Agora, o próximo passo está em determinar qual a rentabilidade disso, quer dizer, determinar se o investimento para adequar seu negócio ao modelo de franquias é financeiramente possível. Para isso será útil conhecer quais são os modelos de franquias que existem e qual o mais adequado.

Nessa etapa você deve se informar sobre quanto dinheiro será necessário investir para proteger sua marca, quanto para que seja possível montar um sistema de transmissão de know-how e para mantê-lo rodando, etc. 

Em suma, com base no relatório de franqueabilidade que você montará com uma análise dos 4 pontos superiores você deverá calcular quanto dinheiro custaria para franquear seu negócio.

Sobre o investimento inicial de seus franqueados:

Nesse ponto, você será capaz de ver todo o seu projeto de franqueamento como um produto a ser vendido, de modo que precisa lhe atribuir um valor. Como a franquia, além de ser um produto, também requer toda uma infraestrutura para funcionar, é importante ter em mente o quanto alguém interessado precisaria investir para poder construir uma filial de sua marca.

 Evidentemente, será necessário determinar um público alvo, bem como estruturar seu projeto de franqueamento de forma que o investimento inicial seja factível tanto para você quanto para os franqueados.

Nessa etapa do processo, tendo uma noção abrangente de como formatar sua empresa para franqueamento, bem como de todos os pontos supracitados, você deverá ser capaz de compreender sua franquia como um produto. Assim, você calculará tanto o preço para se construir uma filial quanto o valor que os franqueados deverão pagar a você, isto é, os royalties pelo uso de sua franquia.

Todos esses pontos citados aqui são imprescindíveis para que a formatação de franquias se torne de fato viável. Um empreendedor irá, de uma forma ou de outra, passar por esse planejamento na medida em que desejar estabelecer uma franquia.

Dante D. Aurili

 

LOCUS IURIS
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consultoria e assessoria jurídica

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