Por que fazer o registro de marca
Em um cenário de incerteza econômica, soluções efetivas e descomplicadas são o caminho para o seu negócio se sobressair no mercado – em outras palavras, inovação é a palavra de ordem. Essa característica é inerente ao conceito de startup. Todavia, inovação sem proteção é um caminho perigoso a ser trilhado.
De cor roxa e com um design chamativo, quem não conhece a logo da brasileira Nubank? 100% online e sem anuidade ou taxas, a fintech brasileira tem se destacado pelo seu crescimento exponencial, em grande parte causado pela força da marca – registrada menos de um ano após a fundação da empresa.
Atingindo o topo
A possibilidade de escalabilidade, atributo marcante de uma startup, está diretamente ligada à proteção da identidade visual e do nome de seu negócio. Quanto mais forte e mais facilmente reconhecível é uma marca, maiores são as chances de seu empreendimento decolar. Quem possui noções mínimas de marketing sabe que isso só é alcançável com um certo investimento na criação de um branding certo para a empresa. No entanto, não registrá-la no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) pode trazer sérios problemas e, até mesmo, frustrar suas possibilidades de crescimento, e ainda causar sérios prejuízos.
Um passo importante e simples para não ter uma surpresa no desenvolvimento de sua empresa é consultar, no site do INPI, se não há marcas similares ou iguais na mesma categoria. Assim, podem ser evitadas dores de cabeça pela utilização indevida da identidade visual de outros negócios, que pode levar até a um processo judicial – algo que, certamente, nenhum empreendedor deseja.
Não é simples, por outro lado, ter que reestruturar a marca, uma vez que esse processo é altamente custoso: demanda a criação de um novo design e de intensos investimentos em marketing para que a nova marca alcance o mesmo público que antes, nas mais diversas plataformas digitais.
O esforço para reformular a identidade visual da sua startup poderia estar sendo utilizado para fortalecer, ainda mais, a sua primeira ideia.
Acelerando a sua ideia
Ainda falando de escalabilidade, uma alternativa para garantir o crescimento de sua empresa é a inscrição em editais de aceleradoras. Porém, grandes nomes nesse ramo, como a Darwin, não irão alocar recursos e a própria reputação em uma marca que não tem a proteção adequada. Por isso, não é incomum que, em tais editais, conste como requisito de aplicabilidade o registro de marca – e perder uma grande oportunidade por algo tão simples não é compatível com a realidade atual do mundo empreendedor.
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Referências:
- http://hojeemdia.com.br/primeiro-plano/start-ups-ganham-espa%C3%A7o-em-cen%C3%A1rios-de-crise-econ%C3%B4mica-1.378253
- https://exame.abril.com.br/pme/10-startups-que-marcaram-o-ano-de-2017/
- http://minhamarcaregistrada.com/registro-de-marcas-para-startups-sera-que-vale-pena/
Por: João Eduardo Berti Mariot