Os 3 Principais Contratos para micro e pequenas empresas
Todos sabemos como pode ser difícil erguer seu negócio do zero, aperfeiçoar o produto ou serviço, lidar com fornecedores, clientes e empregados e administrar as finanças, pontos que são apenas alguns dos desafios diários do empreendedor brasileiro.
Principalmente no início do negócio tendemos a deixar tarefas burocráticas de lado, por não serem o que realmente traz o dinheiro no final do dia, entretanto, isso pode ter sérias consequências financeiras no médio e longo prazo. Para auxiliá-lo, criamos esse pequeno guia que irá mostrar alguns dos documentos que você deve aprontar o mais cedo o possível, evitando problemas num futuro não tão distante.
1. Contrato Social
Este vale apenas para quem trabalha em sociedade e ainda não se regularizou. O contrato social faz parte do registro oficial da empresa e define os direitos e obrigações dos sócios.
Principais Riscos de não ter Contrato Social:
- Multas por falta de alvará;
- Multas fiscais;
- Impossibilidade de cobrar outro sócio em caso de desentendimento.
Principais Cláusulas do Contrato Social
- Definição de participação de cada sócio;
- Definição de funções e obrigações de cada sócio;
- Procedimentos em caso de falência ou encerramento do negócio.
2. Contrato de Prestação de Serviços / Compra e Venda
Caso sua empresa trabalhe com a prestação de serviços para clientes ou com a venda de bens de alto valor monetário (como carros, máquinas, etc.), um contrato bem feito entre cliente e empresa pode evitar uma série de dores de cabeça.
O contrato de prestação de serviços definirá com precisão o serviço fornecido pela empresa e sua responsabilidade por falhas, erros, etc. evitando reclamações e processos de clientes insatisfeitos ou trambiqueiros. O contrato também estabelece o valor a ser pago e o prazo, podendo ser cobrado judicialmente em casos de não pagamento.
Principais Riscos de não ter Contrato de Prestação de Serviços
- Processos por erros, falhas, defeitos, etc.;
- Problemas de inadimplência dos clientes;
- Ausência de provas de defesa em reclamações do PROCON.
Principais Cláusulas do Contrato de Prestação de Serviços
- Definição precisa do serviço;
- Distribuição de responsabilidades por defeitos;
- Estabelecimento da forma de pagamento.
3. Contrato Trabalhista
O contrato trabalhista define suas obrigações e direitos com os empregados. São bastante conhecidos, no Brasil, os problemas de empresários com a Justiça do Trabalho, que profere julgamentos normalmente favoráveis aos trabalhadores; para minimizar esse problema, é necessário ter um contrato trabalhista extremamente bem feito, e contar com assessoria jurídica preventiva de processos.
Principais Riscos de não se ter Contrato Trabalhista
- Indenizações trabalhistas;
- Empregados que te “deixam na mão”.
Principais Cláusulas do Contrato Trabalhista
- Remuneração do empregado;
- Horas de trabalho;
- Funções desenvolvidas;
- Condições de férias.
Existem diversos outros documentos e diligências que entendemos que o empresário deve tomar, entretanto, para quem está começando, acreditamos que possuir estes 3 contratos bem feitos pode evitar 90% dos problemas legais, com pouco trabalho burocrático.
AINDA RESTA ALGUMA DÚVIDA?
Converse com a equipe especializada da Locus Iuris, que está pronta para entender suas necessidades específicas e produzir recomendações úteis ao seu negócio e a sua sociedade.
Escrito por: Júlia Engelmann