ADVOCACIA 5.0

termos e condições

Advocacia 5.0: atendimento jurídico no contexto da inovação

NTF, metaverso, bitcoin, inteligência artificial, realidade aumentada, dentre outros temas no universo da inovação tem ganhado espaço frente à sociedade 5.0. Para entender o que é a Advocacia 5.0, faz-se necessária uma análise geral acerca desta sociedade, e como um tema interfere no outro. 

Atualmente, a sociedade tem caminhado cada vez mais próxima de um cenário integralmente tecnológico. Por isso, a recém nomeada Sociedade 5.0 visa comportar as pessoas que utilizam da tecnologia e inovação nas relações humanas, especialmente nos ambientes de trabalho, a fim de resolver problemas sociais. 

Nesse sentido, o universo jurídico não deve ficar de fora desta sociedade. Por isso, surge a necessidade de uma Advocacia 5.0, que converse intimamente com a nova estrutura de sociedade e adapte seu modelo de negócios ao foco central desta: o ser humano.  

Assim, compreende-se que a Advocacia 5.0 é uma advocacia centralizada no atendimento humanizado e nas latentes necessidades do ser humano, realizada através da tecnologia e ferramentas obtidas no mundo digital. 

 

Por que a Advocacia 5.0 tem se tornado tão forte?

Quando tratamos de temas como Direito e Advocacia, automaticamente o viés arcaico ocupa o principal espaço em nossa mente. A mentalidade jurídica conservadora, pautada principalmente em um modelo de negócios tradicional, voltado para hierarquia, padronização e formalidades, ainda é a principal associada ao universo jurídico. 

Por isso, ao deparar com um avanço tecnológico que impacta diretamente as diferentes esferas das relações humanas, priorizando o ser humano e suas necessidades intrínsecas, é necessário entender como os advogados e a esfera jurídica podem atuar. 

Apesar da tecnologia já se fazer presente no ambiente jurídico, como na gestão online de processos judiciais e na própria gestão do escritório, em alguns casos, a falta de alinhamento entre os meios tecnológicos e a necessidade das pessoas ainda é uma dor para os escritórios de advocacia tradicionais. 

Temas como LGPD, direito digital e jurimetria já são recorrentes no meio jurídico-tecnológico, mas na advocacia 5.0 a tendência é que estes temas conversem diretamente com temáticas como Direitos Humanos, Soft Skills, ética, criatividade e sustentabilidade. 

Quais são as principais características de um Advogado 5.0?

1.Interdisciplinaridade

Ao falar de advocacia 5.0 e sociedade 5.0, é notável a necessidade do desenvolvimento de interdisciplinaridade nos profissionais deste meio, neste caso, os advogados e juristas. 

Ao contrário do que é pregado, a especialização do profissional em determinada área é sim importante, mas não o único fator relevante. Um profissional do Direito que saiba falar sobre tecnologia, business, inovação e sustentabilidade, tende a avançar frente a Advocacia 5.0, visto seu alto conhecimento em temas que fogem do tradicional. 

2.Criatividade

No mesmo sentido, ao abordar a Advocacia 5.0, cabe ao advogado entender e aplicar meios criativos para resolução dos problemas dos seus clientes. Seja em um atendimento consultivo ou na elaboração de uma peça processual, cabe ao advogado buscar meios divergentes do tradicional para entregar a melhor solução para a pessoa que o buscou. 

Assim, o uso de ferramentas como Visual Law e Legal Design, aparecem como uma solução para diversos problemas da advocacia tradicional, além de agregarem valor ao produto do advogado devido a personalização dos documentos. 

3.Relacionamento interpessoal

Também aplicado na metodologia de networking, as relações interpessoais são um grande diferencial entre um advogado tradicional e um advogado 5.0. 

O networking possibilita a otimização de conexões sociais e interações com outras pessoas, seja desde a captação de novos clientes através da manutenção da relação com pessoas da mesma rede, até o contato com outros advogados alinhados com a Sociedade 5.0, que visam adentrar neste modelo de negócios. 

4.Foco em inovação

Finalmente, uma das características mais marcantes de um advogado 5.0 é o constante foco em inovação. Por compreender que o ecossistema de tecnologia se renova constantemente, o advogado que visa atuar em paralelo a este deve estar focado nisso. 

Assim, a inovação anda lado a lado a jornada e experiência do cliente, voltado para um atendimento humanizado, quem visa atuar neste cenário deve estar adepto às constantes criações do ecossistema. 

A Advocacia 5.0 já é uma realidade, apesar de pouco comentada. Cada vez mais profissionais do Direito têm se atentado para as novas demandas do Mercado e as inovações presentes nele. 

Esse novo modelo de aplicar a advocacia faz com que os profissionais do Direito comecem a olhar para o desenvolvimento de outras características. Faz com que estes atentem seus olhares para além do conhecimento técnico e teórico ensinado nas Universidade e Faculdades brasileiras, visando o desenvolvimento de Soft Skills e aplicação de novas estratégias para se adequar ao Mercado, visando solucionar os problemas centrais do seu cliente. 

Por fim, subentende-se que o Advogado 5.0 deve estar sempre atualizado e buscando se inteirar do que acontece no contexto global de tecnologia e inovação, acompanhando sites e perfis digitais que abordam essa temática e debatem sobre este tema. 

 

Escrito por Ana Paula Maier

O que você procura?
Mais vistos

VEJA TAMBÉM

termos e condições

ADVOCACIA 5.0

Advocacia 5.0: atendimento jurídico no contexto da inovação NTF, metaverso, bitcoin, inteligência artificial, realidade aumentada, dentre outros temas no universo da inovação tem ganhado espaço

Ver post

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com o nosso site. Ao navegar pelas páginas, você declara estar de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?