STARTUP UNICÓRNIO: O MITOLÓGICO CRESCIMENTO DE UMA EMPRESA

Índice

Por: Beatriz Correia Seixas

O que a figura mítica de um único chifre pode dizer sobre uma startup?

O que é uma startup unicórnio?
Você deve estar estranhando o nome até agora, mas é isso mesmo, as startups unicórnio são aquelas que realizaram um feito grande que poderia ser assemelhado ao mítico: atingir a valoração de 1 bilhão de dólares. Esse valor é normalmente atingido através de grandes investimentos de risco realizados nessa empresa, que os consegue ao trazer ideias que normalmente revolucionam o mercado.

Como essas empresas se tornaram startups unicórnio?
A explicação é simples, e o caminho para se tornar uma é árduo, mas nem sempre longo. O tempo médio para uma startup se tornar uma unicórnio é de 6 anos, de acordo como site “The speed of a unicorn”. No entanto, esse tempo tem sido reduzido cada vez mais, como é possível perceber ao comparar uma gigante como a Uber, que demorou 4 anos e 6 meses para atingir a marca, com a Jet.com que conseguiu o feito em apenas 4 meses. É importante destacar que empresas com mais de 20 anos de mercado também atingiram essa marca recentemente, o que mostra que a inovação pode ser instaurada em empresas já existentes. Nada impede você de tornar sua empresa uma unicórnio!

O que percebemos ao analisar o cenário mundial em comparação ao brasileiro?
Ao analisar o cenário mundial fica claro que a grande maioria dessas startups tem origem norte americana, mas um país que vem se destacando muito é a China, devido a velocidade de crescimento dessas empresas que lá se originam. O cenário brasileiro também vem se desenvolvendo nessa área e já conta com algumas empresas, como Decolar, 99taxi e Nubank.

Mas o que os casos de sucesso podem nos ensinar?
Ao analisarmos casos como Uber, Airbnb e Spotify, é possível perceber que essas empresas se inseriram em nichos pouco explorados no mercado e tiveram muito sucesso ao atender a vontade do consumidor. Além disso, todas elas estão inseridas em ramos ligados a tecnologia e tem sua principal veiculação através de sites ou aplicativos. Esse modelo de negócio apresenta baixos custos, pois tudo gira em torno da plataforma e é necessário apenas escritórios de pequeno porte para resolução de problemas pontuais.

Atrelado a isso, alguns outros padrões podem ser observados, muitas dessas empresas não buscam lucro no primeiro momento, mas tornar seu nome conhecido para que possa escalar o negócio. Outro fator são os investimentos de risco altíssimos que recebem, isso devido a ideias inovadoras e bem estruturadas. Portanto as palavras-chave para os novos empreendedores são: inovação, gestão eficiente e mente empreendedora!

Se você se inspirou nesses grandes exemplos e quer saber mais maneiras de fazer sua empresa crescer, descubra mais sobre dicas e estratégias empreendedoras no nosso blog: https://locusiuris.com.br/category/dicas-e-estrategias-de-empreendedorismo/

AINDA RESTA ALGUMA DÚVIDA?

Converse com a equipe especializada da Locus Iuris, que está pronta para entender suas necessidades específicas e produzir recomendações úteis ao seu negócio e a sua sociedade.

 

LOCUS IURIS
LOCUS IURIS

consultoria e assessoria jurídica

VEJA TAMBÉM

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com o nosso site. Ao navegar pelas páginas, você declara estar de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?