Por: Luiza Pavei
Você teve uma ideia inovadora, mas não quer que seja divulgada enquanto estiver em desenvolvimento? Ou está fazendo um acordo e quer que ele seja mantido em sigilo?
Se tiver respondido sim para uma dessas perguntas, você precisa de um Termo de Confidencialidade.
O Termo de Confidencialidade ou Acordo Secreto ou Acordo de Não Divulgação ou ainda NDA (Non Disclosure Agreement), é um documento jurídico em que duas ou mais partes entram em acordo diante da necessidade de resguardar informações empresariais relevantes para o negócio.
Nesse sentido, o termo afasta a possibilidade de que os envolvidos ou até terceiros compartilhem informações cruciais em relação a uma empresa, contrato, processo ou transação, assim como ideias, produtos e outras maneiras de inovação. Com isso, são estabelecidas normas de conduta entre as partes, gerando uma segurança entre elas.
Detalhe: o NDA não consegue impedir totalmente o vazamento de informações. No entanto, a previsão de penalidades para a parte que o descumpre, faz com que com que a divulgação de dados seja bastante prejudicada.
Portanto, a importância de um Termo de Confidencialidade bem desenvolvido deve ser vinculada principalmente à formalidade e clareza no que é considerado informação confidencial, bem como ao estabelecimento de multas em caso de violação da confidencialidade. Dessa maneira, agrega-se profissionalismo à relação, permitindo que exista maior segurança entre as partes.
Modelo de Termo de Confidencialidade
Na internet encontram-se diversos modelos de Termos de Confidencialidade que em questão de segundos podem ser, aparentemente, adaptados. Mas agora te pergunto: você vai pôr em risco a segurança da sua ideia ao confiar em um modelo genérico?
Por meio de uma assessoria jurídica ou outro profissional especializado é possível desenvolver um termo de confidencialidade que esteja de acordo com as necessidades específicas de cada negócio. Um documento bem elaborado, o qual contemple vários detalhes, afastará o risco de vazamentos de informações confidenciais ou outro problema decorrente de um descuido.
Informações necessárias no Termo de Confidencialidade
Nesse sentido, apresenta-se como essencial um detalhamento bastante rigoroso de tudo o que deve ser protegido de forma, já que somente dessa maneira é possível delimitar essas informações e assim diminuir a possibilidade de interpretações precipitadas que levem à exposição de informações relevantes para uso de terceiros.
Sob esse ponto de vista, é possível perceber a capacidade de impacto no futuro fornecida pelo Termo de Confidencialidade, o qual além de prevenir, também favorece a eficácia de ações jurídicas em momentos de vazamento. Nesse sentido, economiza-se tempo e recursos e amplia-se as possibilidades de sucesso em processos judiciais.
E agora, será que um modelo continua sendo a opção mais prática, fácil ou barata?
AINDA RESTA ALGUMA DÚVIDA?
Converse com a equipe especializada da Locus Iuris, que está pronta para entender suas necessidades específicas e produzir recomendações úteis ao seu negócio e a sua sociedade.