ESG: Entenda o significado dessa sigla e a importância para a sua empresa;

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ESG: entenda o significado dessa sigla e a importância para a sua empresa 

 

 

O que significa “ESG”? 

ESG (Environmental Social Governance) é a sigla que define uma série de práticas para avaliar uma empresa, uma espécie de compliance empresarial (vem do verbo to comply, “estar de acordo com”, e representa “práticas estabelecidas em forma de políticas” que buscam gerar certa regularidade que, ao ser seguida, gera diversas vantagens comerciais)[1] O ESG diz respeito a um conjunto de critérios ambientais, sociais e de governança sustentável, avaliados em diversos índices e que servem de base para dirigir as empresas, grandes ou pequenas, e ajudá-las a crescer de forma sustentável e competitiva. 

O termo é resultado de um longo movimento que se desenvolve a partir dos anos 70, quando as empresas passam a ter na sustentabilidade e na preocupação social seu Norte para gestão. Mas é de fato no ano de 2004, pelo Pacto Global (movimento da Organização das Nações Unidas para alinhar as empresas em prol de suas agendas de Direitos Humanos, ambientais, entre outros) que ele se estabelece como estratégia de mensuração e passa a crescer exponencialmente. 

Esse crescimento não é à toa. O ESG tem seu diferencial por conseguir aliar rentabilidade e preocupação socioambiental, sustentabilidade ampla, definindo se as empresas são conscientes, sustentáveis e corretamente gerenciadas. Qualquer uma delas que pense hoje em meios de crescer, sem dúvida passará por essa técnica e conhecerá seus 3 pilares de sustentação.  

E para isso esse artigo foi escrito para te ajudar a entender melhor o que é essa nova tendência e como ela pode ser útil para o seu negócio e quais as vantagens de aplicá-la.  

 

  1. Os pilares do ESG 

A própria sigla, ESG, já entrega um pouco de como ela opera. Em tradução direta, ESG significa: ambiental, social e governança sustentável. Esses três termos constituem o tripé do método, são os critérios pelos quais se observará e se regulará cada empresa, de modo que ao atendê-los elas possam se tornar mais atrativas para os investidores e competitivas no mercado. 

 

  2. E de ESG: Ambiental 

O primeiro dos termos, Environmental, se refere ao aspecto ambiental da métrica. Nele será avaliado de que modo as empresas se relacionam com o meio ambiente, como elas mantém a sustentabilidade e de que modo elas o impactam. 

Todas essas observações dentro da empresa servem para corrigi-la, ou seja, quanto mais positivos e menos prejudiciais forem essas “pegadas” no meio ambiente, e quanto mais engajadas em promover a melhoria dele, mais bem avaliada ela será. 

Ser amigável ao ambiente e saber usá-lo de forma sustentável é meio para gerar eficiência na gestão dos recursos que se tira dele, além de ser benéfico para a reputação da empresa gerar uma cultura que respeita o ambiente em que vivem e em que atuam. 

Nesse quesito ambiental se considera se a relação é positiva ou negativa. Para que a empresa obtenha sucesso e boas pontuações, é preciso que ela observe: 

  • Como gera os resíduos que produz  
  • Qual sua política quanto ao desmatamento 
  • Quais as fontes de energia que utiliza – se são renováveis ou se poluem  
  • Qual sua posição quanto às questões climáticas  
  • Como exerce controle sobre suas terras, se tiver. 

 

  2. S de ESG: Social 

Em seguida temos o S de Social. Esse é o pilar que lida com as relações humanas da empresa. É através dele que serão avaliadas as relações da empresa com os chamados stakeholders (em tradução livre seriam todas as pessoas e instituições interessadas no resultado de um projeto e que são impactadas por ele), desde os funcionários aos fornecedores e investidores. 

Para qualquer empresa, independente do ramo em que atue, é de extrema importância para o seu sucesso e o sucesso da gestão que todos os envolvidos sejam bem assistidos. Garantir um ambiente de trabalho agregador, positivo e sustentável gera ânimo e conexão, o que amplia a eficiência dos serviços e a produtividade da empresa. 

Assim sendo, alguns dos pontos a se observar para averiguar se que a empresa está bem alinhada são: 

  • Salários justos 
  • Bem-estar dos funcionários  
  • Fornecedores transparentes e confiáveis 
  • Equipes com treinamento 
  • Acessibilidade nas áreas da empresa e sites 
  • Diversidade nos cargos (de gênero, raça, etc.) 

 

  3. G de ESG: Governança 

O último pilar da sigla é o que trata da sustentabilidade na governança das empresas. A governança é a forma como se “governa”, ou seja, como se ordena as tomadas de decisões corporativas. Partindo disso, no âmbito do ESG adequa-se a governança a uma perspectiva de sustentabilidade para atender da melhor forma as partes interessadas nos projetos. 

Para uma empresa, ter uma governança que seja sustentável quer dizer uma governança em que se possa confiar e, portanto, uma governança onde se pode investir. O ponto principal de uma governança nesses moldes possivelmente é atrair investimento, por representar segurança e estabilidade de gestão, o que pode representar aumento de recursos e de valor da própria empresa por representar menos risco. 

As práticas que serão listadas são vitais para buscar a excelência na medida do ESG e garantir seus benefícios. Por exemplo: 

  • Transparência financeira e contábil 
  • Remuneração dos acionistas 
  • Relatórios financeiros completos e honestos 
  • Respeito aos códigos de ética  

 4. Qual a importância e as vantagens do ESG para a empresa? 

Compreendidos os pilares que regem o ESG, agora você conhecerá quais são as maiores vantagens de aplicar essas métricas na sua empresa. 

4.1. Aumento da reputação da empresa 

Sem dúvidas, num mercado cada vez mais extenso e interligado, num mundo onde a comunicação é tudo, ter uma boa reputação é crucial para qualquer empresa. Estar bem colocado em relação as medidas de gestão do meio ambiente, garantir boas relações sociais e possuir sustentabilidade na governança de excelência são pontos chave para ter boa reputação e gerar impacto positivo. 

4.2. Atração de investidores 

Empresas transparentes, com posicionamentos firmes na preocupação com as questões ambientais e climáticas e que possuam boas equipes, motivadas e assistidas, tendem a ser destaques na atração de investimentos, tendo em vista que representam menos riscos, legais ou regulatórios. 

4.3. Redução de riscos financeiros e operacionais 

Por trabalharem dentro de critérios rígidos de honestidade e transparência, além de possuírem preocupação com a qualidade da equipe e da governança, essas empresas se expõem menos a riscos financeiros, como desvios de capital, suborno ou corrupção, e riscos operacionais: falha ou inadequação de algum processo interno.  

4.4. Melhoria da relação com stakeholders 

Por fim, a melhoria da relação com stakeholders é um dos benefícios de adequação à ESG. Alinhar-se com todos aqueles que são impactados com o projeto da empresa, é garantir que o funcionamento daquela empresa, em bons ou maus momentos, não perca o ânimo e, desse modo, seja mais proveitoso e chamativo estar vinculado a ela. 

Agora você já sabe o que é e quais as vantagens de se aderir as práticas do ESG. Se trata realmente de uma tendência por estar cada vez mais dentro do ambiente empresarial. Atualmente, só nos Estados Unidos, já existem mais de 500 fundos focados em sustentabilidade e possuindo mais de US$250 bilhões em ativos no ano de 2020, segundo a Forbes, o que demonstra como essa adequação tende a crescer. 

O ESG, como uma prática de sustentabilidade, atua em todas as frentes de impacto de um empreendimento: na sua relação com o ambiente (Environmental), com a sociedade (Social) e com a organização interna, a governança (Governance), e por isso abre um espectro de atuação muito abrangente que possibilita o fortalecimento literalmente sustentável da empresa. 

Sustentável porque cria raízes e firma propósitos para a empresa, de forma que não seja volátil e dure como alicerce. Todo o ESG pode ser implantado a partir de decisões da própria empresa que, auxiliada por consultores, passa a aplicar práticas como as citadas e incluir nos índices que escalam essas empresas. 

Mostra-se então como é essencial implementar as práticas de ESG em todas as empresas que pretendem aderir a cultura internacional de Direitos Humanos e respeito ao Meio Ambiente, sem abrir mão da rentabilidade que é essencial. E é assim que se caminha de forma inteligente para o sucesso. 

E para que você não perca a oportunidade de se inserir o quanto antes nessas práticas, é fundamental procurar uma Consultoria de excelência que seja capaz de dar os passos mais certos na integração da sua empresa ao futuro. 

 

Pedro Nilus Ferrari Barreto dos Santos 

 

LOCUS IURIS
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consultoria e assessoria jurídica

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