Assessoria jurídica para startups: o que observar antes de escolher

assessoria jurídica para startups

Como escolher a melhor assessoria jurídica para startups

Fazer o que é melhor para o seu empreendimento é importante para você, certo? Pois bem, assim como os pais e mães sabem o que é melhor para seus filhos e fazem de tudo para lhes dar as melhores experiências, o empreendedor também sabe o que sua Startup precisa.

Por isso escolher uma assessoria jurídica para startups pode ser mais difícil do que aparenta.

Assim como muitos pais e mães possuem dúvidas de quando é a hora certa para dar algo para seus filhos, muitos startupeiros também não sabem qual o melhor momento para investir nisso ou aquilo na sua Startup. 

Segundo Eric Ries, o criador do movimento Lean Startups, uma Startup é uma instituição humana criada para entregar um novo produto ou serviço em condições de extrema incerteza.

Normalmente ela estará inserida em um mercado muito volátil, incerto, complexo e ambíguo e se agarrar a algumas coisas que possam trazer segurança pode ser o diferencial para sua Startup decolar. 

Serviço jurídico para startups

Chegou a hora de investir no seu jurídico e você está perdido por onde começar a olhar?

Calma, essa é uma dor que muitas Startups possuem. Afinal, em meio a validação de ideias, MVP (Minimum Viable Product), manter o time alinhado e procurar investidores, não sobra muito tempo para se preocupar com a segurança jurídica do seu negócio, saber ou não se você e sua empresa estão de acordo com as leis.

Atentar-se a escolha de uma assessoria jurídica não é tarefa fácil. Por isso destaco aqui os principais pontos a serem observados ao tomar a decisão sobre a melhor assessoria jurídica para startups, vem comigo:

1. Linguagem clara: procure alguém que entenda a sua necessidade

Se você já parou para explicar alguns termos como MVP, Churn, Lead, Pitch, ou qualquer outro termo “startupeiro” saiba que entendemos.

O mundo jurídico é cheio de jargões próprios, que muitas vezes causam confusão e são pouco entendidos.

Ao contratar uma assessoria jurídica para startups, atente-se a essa necessidade linguística. É essencial que a sua assessoria consiga “traduzir” o mundo jurídico para você e sua Startup nos termos que você já conhece.

2. Segurança: você precisa sentir confiança em que vai te auxiliar

Um dos maiores desafios de ser um empreendedor é a incerteza.

Uma Startup é o momento do empreendimento em que o modelo de negócio não está totalmente validado, onde dúvidas surgem a todo momento, pois se trabalha com um mercado incerto e pouco explorado.

Em meio a tanta insegurança, ter uma assessoria jurídica para startups que lhe apoie e lhe passe  segurança de estar adequado legalmente e de saber o que é preciso ou não fazer para não cair nas “malhas da fiscalização” se torna mais que um capricho, mas sim uma necessidade. 

3. Agilidade: elemento essencial no mundo VUCA

 VUCA é um acrônimo para:

  • Volatility (volátil);
  • Uncertainty (incerto);
  • Complexity (complexo); e
  • Ambiguity (ambíguo).

O mundo VUCA, então, descreve algumas das características mais marcantes do mundo atual, que é dinâmico e está em constante evolução. Sendo assim, as Startups que não acompanham esse movimento tendem a estagnar.

Por isso, ao contratar uma assessoria jurídica para startups é preciso se atentar também ao quanto ela será ágil ao atender às suas demandas e se adequar às suas constantes mudanças.

4. Serviço: uma união de excelência e adaptabilidade

Além de ter alguém que lhe entenda, que lhe traga confiança e que seja ágil no que faz, uma Startup precisa de uma assessoria jurídica que forneça todos os serviços para decolar sem obstáculos burocráticos.

E quais seriam, então, esses serviços? 

Uma assessoria jurídica para startups de qualidade envolve a análise de riscos e mapeamento das necessidades jurídicas de uma Startup. Além disso, é essencial o contato direto, rápido e efetivo entre a assessoria e a Startup, via Whatsapp, chamada de vídeo ou ligações e “tira dúvidas” rápido nos momentos de necessidade do cliente.

A elaboração de documentos jurídicos para a adequação legal da empresa seja na parte societária, trabalhista, de investimentos, contratual ou referente à propriedade intelectual, é necessária para o bom funcionamento da Startup desde o início da sua atuação.

Ademais, atente-se ao fato da inclusão ou não da adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) na sua assessoria. Nnem todas incluem esse serviço, por isso certifique-se para saber o quão seguro estará ao contratá-la.

É imprescindível ter pessoas que lhe indiquem as prioridades a serem buscadas, os riscos que você teria ao assinar algum documento e que esteja se adaptando também às diversas mudanças que sua Startup passa, garantindo segurança para fazer seu negócio crescer.

“Melhor prevenir do que remediar”: por que buscar por uma assessoria jurídica para startups

Cerca de 90% das Startups que se lançam no mercado fecham as portas nos primeiros 2 anos de atuação. Aqueles 10% normalmente se preocupam com o problema chave que estão resolvendo. Mas para focar na dor de um determinado nicho de pessoas, é preciso reduzir as chances do seu próprio negócio ter problemas e para isso contratar uma assessoria jurídica é imprescindível.

Através de contratos bem construídos e claros, proteção dos dados da sua Startups e dos seus clientes e proteção da sua marca e propriedade intelectual, você sai na frente de seus concorrentes, evitando dores de cabeça que ninguém quer ter e evitando perder investimentos pela inadequação jurídica.

Para facilitar, vou deixar algumas perguntas para você se fazer ao contratar sua assessoria jurídica:

  • A assessoria inclui uma equipe que irá compreender a linguagem da minha Startup e conseguir traduzir o mundo jurídico para mim?
  • A assessoria me garante segurança e a agilidade necessária
    para não travar meus negócios?
  • A minha equipe se sente confortável em tirar dúvidas e se sente segura que a assessoria trata as respostas?
  • A assessoria está ligada nas inovações do mundo e se mantém atualizada para garantir aquilo que preciso?

A melhor hora para isso? É agora. Não espere surgir aquele problemão para contratar uma assessoria de qualidade, o jeito é prevenir, para não precisar remediar no futuro. 

VEJA TAMBÉM

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com o nosso site. Ao navegar pelas páginas, você declara estar de acordo com a nossa Política de Privacidade.