Confira 20 exemplos inspiradores de franquias de sucesso no Brasil
Não tem jeito. Dar um passo inicial em um negócio sempre gera um receio. E se não der certo? No entanto, o sistema de franquias é uma ótima opção para as pessoas que buscam uma alternativa de negócio com menos riscos.
Afinal de contas, o modelo mescla aspectos jurídicos e operacionais para criar uma solução mais sólida e prática. Dessa forma, parte-se de um projeto de empreendimento mais assertivo e rentável com uma marca já consolidada no mercado.
Nesse ponto, o Brasil reúne um mercado com algumas das principais franquias de sucesso do mundo. Não dá para negar que é um cenário extremamente atrativo para quem se interessa por esse segmento.
De acordo com a pesquisa da ABF – Associação Brasileira de Franchising, dentre as 50 maiores franquias no Brasil, 35% são do segmento de alimentação, 15% de serviços educacionais, 15% do ramo de beleza e saúde, 10% de serviços automotivos e 8% no segmento de moda.
Por isso, vamos mostrar alguns exemplos de troca de know how que deram certo no mercado.
1. Boticário
A rede do Boticário está no topo da lista de exemplos de franquias. Não é à toa que todas as pessoas conhecem a marca. É possível que exista uma para cada cantinho do Brasil.
Uma informação importante é que a marca foi uma das pioneiras a trabalhar com sistema de franquias e já passam de 35 anos nesse mercado.
Além do mais, como se não bastasse, é a maior rede de franquias do Brasil e uma das maiores redes de perfumaria e cosméticos no mundo.
O Boticário disponibiliza dois tipos diferentes de franquias: lojas ou quiosques. Sua principal estratégia de crescimento foca em segmentos de shoppings.
2. AM/PM Market
O novo conceito de am/pm é uma grande inovação na experiência de consumo dos postos Ipiranga.
Além de atender pessoas consumidoras do posto, a loja de conveniência também atrai e fideliza um novo público, que são os consumidores do bairro. Ou seja, atende às necessidades de compra e abastecimento, como um verdadeiro mini mercado.
3. Cacau Show
A Cacau Show é a maior rede mundial de chocolates finos. E, de fato, é basicamente impossível visitar qualquer lugar no Brasil e não encontrar uma loja da franquia.
Em 2018, a rede de franquias da Cacau Show contava com mais de 2.100 unidades em todo país.
4. McDonald’s
O McDonald’s é, sem dúvidas, o líder absoluto nas franquias do segmento de restaurantes fast food.
De fato, a qualidade e a marca dessa franquia alcançaram absolutamente o mundo inteiro.
Em 2018, a rede de restaurantes contava com mais de 33.000 restaurantes em mais de 120 países. No Brasil, existiam 2009 unidades em 2018.
5. Jet Oil
Na quinta posição está a rede de franquias do Jet Oil dos postos Ipiranga. Muito mais do que um local que faz a troca de óleo dos carros, o Jet Oil é um verdadeiro centro de serviços automotivos.
6. Lubrax +
A rede Lubrax + é um centro que oferece serviços de lubrificação para carros. A rede de franquias da marca tinha 1.700 unidades em 2018 distribuídas em todos os estados do Brasil.
7. Kumon
De forma geral, Kumon é um método que tem o objetivo de desenvolver o autodidatismo e autonomia de estudantes de forma individualizada através de disciplinas de matemática e idiomas.
Atualmente, a rede de franquias do Kumon está presente em 50 países com mais de 4 milhões de alunos e alunas. No Brasil, em 2018, existiam quase 1.500 unidades com mais de 155 mil estudantes em todas as regiões do país.
Por esse motivo, é a maior rede de franquias do segmento econômico de educação no Brasil.
8. BR Mania
Há mais de 20 anos no mercado, as lojas BR Mania são uma rede de empórios, mercados e lojas de conveniência.
Ao longo desse tempo, oferecem produtos diversos e de qualidade em postos de combustível. Estima-se que os postos que têm uma franquia BR Mania aumentam em 17% o volume de vendas de combustíveis.
Em 2018, a rede de franquias da BR Mania contava com 1.311 unidades no país.
9. Wizard
A Wizard é uma rede de escolas de idioma e ocupa a nona posição nas franquias do país. Estima-se que em 2018 haviam cerca de 1.200 unidades da escola no Brasil.
10. Dia %
A rede de franquias da marca Dia % está presente em cinco países – Argentina, Brasil, China, Espanha e Portugal – e conta com mais de 3.960 franquias e 7.700 lojas.
Em resumo, trata-se de uma rede de supermercados com grande diversidade de produtos com preços atrativos.
No Brasil, existiam 1.145 unidades da marca distribuídas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Bahia.
11. CVC Brasil
Na décima primeira posição da lista de franquias no Brasil está a agência de viagem e turismo: CVC Brasil. A rede também é a maior operadora de turismo da América Latina. Em 2018, contavam com 1.097 unidades em todo o país.
12. Bob’s
O Bob’s é uma rede de restaurantes de fast food, que comercializa sanduíches, sorvetes e refeições rápidas.
A marca se consolidou como a terceira maior rede de fast food no Brasil e uma das maiores da América Latina. Em 2018, a rede de franquias compreendia 1.054 unidades no Brasil.
13. Óticas Carol
Como o próprio nome sugere, a Óticas Carol é uma rede de óticas do Brasil, criada em 1997 em Sorocaba – SP.
Um dos grandes diferenciais dessa rede é oferecer uma série de facilidades e benefícios para seu público consumidor.
Em 2018, a rede de franquias compreendia mais de 1.000 lojas distribuídas em 24 estados brasileiros.
14. Correios
Os Correios foram criados em 1663 no Brasil e, desde então, se modernizaram e oferecem serviços de qualidade para todo Brasil.
Um ponto fundamental é que os Correios exercem uma importante função de integração e de inclusão social em relação às regiões distantes do país. Essas atividades são indispensáveis para o desenvolvimento do país.
Em relação ao seu faturamento, 54,3% da receita compreende serviços exclusivos, como cartas, telegramas e outros tipos de correspondência.
Ou seja, a reserva de mercado desses três serviços é um fator essencial para a sobrevivência da marca e para garantir a universalização dos serviços postais.
Em 2018, a rede de franquias contava com 1002 unidades distribuídas em todo Brasil.
15. Farmácias FTB – Farmácia do Trabalhador do Brasil
A rede de farmácia FTB – Farmácia do Trabalhador do Brasil tem um ritmo de expansão surpreendente.
Com três anos de fundação, a marca já havia alcançado mais de 1.000 unidades abertas.
16. Óticas Diniz
As Óticas Diniz é uma marca brasileira do segmento de óticas criada em 1992, em São Luís, capital do Maranhão.
Em constante expansão por todo país, é uma das maiores redes de varejo óptico do país, com mais de 1.000 unidades.
17. Seguralta
A empresa Seguralta é uma marca de corretora de seguros que está há mais de 45 anos no mercado. A rede de franquias da Seguralta conta com mais de 600 unidades no Brasil.
18. Fisk
A Fisk é uma referência no segmento de educação, fundada em 1958. A rede foi a primeira escola de inglês a investir em publicidade e propagandas na televisão, além de também ter sido a primeira a agregar o curso de idioma de espanhol.
Na década de 90, a Fisk deixou de ser apenas uma empresa para se tornar a Fundação Richard Hugh Fisk. Assim, consolidou a rede de franquias e a continuidade e o alcance da marca.
Em 2018, a rede já contava com quase 1.000 unidades espalhadas por todo Brasil.
19. CCAA
A marca CCAA compreende uma escola de idiomas consolidada há mais de 50 anos no país.
Um ponto forte da rede são a metodologia exclusiva, o material didático próprio e o forte investimento em publicidade. Esses são os fatores que auxiliaram o sucesso da consolidação da marca.
Em 2018, a rede de franquias CCAA contava com um pouco mais de 700 unidades no Brasil.
20. Chilli Beans
A Chilli Beans é uma rede de óticas que iniciou suas atividades no final dos anos 90, sob o comando do empresário Caito Maia, a partir de um conceito de ótica self service.
O modelo de negócios da marca baseia-se no conceito fast fashion. Todas as semanas, lança dez novos modelos de óculos de sol, cinco relógios e três novas armações de óculos de grau.
Quase 20 anos depois, a Chilli Beans é uma marca consolidada no mercado de óculos escuros e acessórios na América Latina e abrange mais de 740 pontos de venda incluindo os seguintes países: Brasil, Portugal, Estados Unidos, Colômbia, Kuwait, Peru, Abu Dhabi, México, Chile e Tailândia.
Agora me conta: esses exemplos ajudaram a te inspirar?
Se você tiver mais interesse, pode conferir o passo a passo da formatação da franquia.
Antes de escolher um tipo de franquia e uma marca você deve analisar muitas variáveis: qual o recurso inicial aplicável, como deseja a infraestrutura, se já tem alguma loja, se essa loja está sendo referência no mercado, se há um cenário de crise econômica generalizado, enfim… são muitos aspectos.
Só assim será possível realizar um franchising eficaz e, de fato, proveitoso em todas as oportunidades em que a adoção correta do tipo de franquias pode proporcionar ao empreendimento.
Se você precisar de auxílio especializado para escolher entre os tipos de franquia, recomenda-se buscar por uma assessoria jurídica que oriente em todas as etapas do seu negócio.