SAIBA POR QUE E COMO FRANQUEAR UMA EMPRESA

Por: Giovani da Silva

Por que e como transformar a sua empresa em uma franquia?

Se você tem uma ideia de negócio diferenciada e já estruturada no mercado, certamente já refletiu sobre abrir uma franquia. Geralmente, existem muitas dúvidas quanto a esta estratégia de expansão e, na mesma medida, diversos  pontos extremamente atrativos. Mas, será que você sabe quais são as reais vantagens de franquear o seu negócio?

 

franquias de sucesso mercado

 

O que é uma franquia?

Uma franquia é uma estratégia, utilizada na administração do negócio, que consiste na permissão do uso da marca, tecnologia e dos produtos de uma empresa, além de todo o know how, por outro empreendedor iniciante, o qual recebe o nome de franqueado.

 

Vantagens para o Franqueado

As franquias contam com vantagens estratégicas para quem quer iniciar no empreendedorismo. Exemplo disso é a taxa de mortalidade de um sistema de franquia, a qual está em torno de apenas 3% ao final do primeiro ano, ao passo que esta mesma taxa, no que se refere a pequenos negócios de maneira geral é de 27%.

 

A comparação estatísticas dessas informações é capaz de demonstrar a segurança do investimento na modalidade das franquias.

 

Bons exemplos de Franquias brasileiras de sucesso são a Cacau Show no ramo de alimentos, as Havaianas no ramo de calçados, e o Kumon no ramo educacional.

 

montagem empreendedorismo top 20 das franquias com mais unidades em 2014

 

Vantagens para o Franqueador

Certo, mas além dessas vantagens ao franqueado, qual seria a vantagem para o franqueador?

 

Rápida expansão:

Inicialmente, destaca-se a rápida expansão do seu negócio, levando em consideração o fato de que o maior esforço financeiro deve ser realizado por parte dos franqueados.

 

Poder de negociação:

Com o aumento da rede, é desenvolvido um maior poder de negociação com os fornecedores, o que é extremamente vantajoso.

 

Royalties:

Além desses aspectos, o franqueador recebe periodicamente uma parcela da receita do franqueado, o que consiste na taxa de royalties e, em alguns casos, à taxa de marketing também.

 

Os royalties consistem nas prestações, normalmente mensais, as quais são instituídas como uma forma de licença de uso, já que os franqueados utilizarão seus produtos, marca e todo o know how de sua empresa, bem como a gestão e da padronização de uma marca forte e já consolidada no mercado.

 

A Lei de Franchising não estipula uma forma exata de cobrança desses royalties. Assim, o franqueador tem a liberdade de determinar qual será a forma de arrecadação utilizada em sua franquia, sendo as mais comuns o percentual sobre o faturamento mensal, o valor fixo, e o percentual sobre o valor fixo.

 

o que e taxa de franquia.png

 

Aspectos jurídicos:

Quanto aos aspectos jurídicos, o sistema de franquia possui a vantagem de já ser instituída no Brasil a Lei de Franchising de 1994. Esta estabelece, juntamente com outras leis e jurisprudência, a relação do franqueador perante o franqueado no que diz respeito a inexistência de vínculos trabalhistas e fiscais entre as partes. (Saiba mais sobre a responsabilidade trabalhista e consumerista no sistema de franquia clicando aqui!).

 

Ideia + consolidação no mercado + franquia = SUCESSO!

MCDonald’s, Starbucks e Subway utilizam o sistema de Franquia e possuem reconhecimento mundial. Mas também não faltam exemplos de outras modalidade de franquia de sucesso e brasileiras, como a Arezzo, de bolsas e calçados, O Boticário, de cosméticos e a Ortobom, no mercado de camas e colchões.

 

A franquia é uma estratégia de negócios firmemente consolidada no mercado, independentemente do ramo ou produto fornecido pelo seu empreendimento.

 

Por consistir em um sistema de rápida expansão, no qual os franqueados são os responsáveis por boa parte do investimento inicial, ela vem se mostrando muito atrativa para aqueles que buscam desenvolver seu negócio.

 

Se você tiver mais dúvidas sobre quais passos seguir para transformar sua ideia em uma franquia, não deixe de ler nosso artigo sobre a importância da marca no sistema de franquia!

 

 

AINDA RESTA ALGUMA DÚVIDA?

Converse com a equipe especializada da Locus Iuris, que está pronta para entender suas necessidades específicas e produzir recomendações úteis ao seu negócio e a sua sociedade.

 

Referências:

https://www.encontresuafranquia.com.br/afinal-o-que-e-uma-franquia/?gclid=Cj0KCQjw6pLZ BRCxARIsALaaY9bdw02y0YIZ4Z_eS6X1rhpRMPP3wH91GbcNRCkH4NNDuOEDiwP2xqA aAg2OEALw_wcB

https://noticias.r7.com/economia/falencia-de-franquias-e-oito-vezes-menor-do-que-em-nego cios-do-varejo-26062015

http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php/www.bb.com.br?n_link=revista_artigos_leitu ra&artigo_id=2676&revista_caderno=11

https://capitalsocial.cnt.br/franqueamento-de-negocio/

http://www.audita.com.br/blog/franquias-a-importancia-da-protecao-da-marca-e-de-sua-propriedade-industrial

http://blog.pr.sebrae.com.br/empreendedorismo/como-transformar-minha-empresa-em-uma-franquia

https://eadbox.com/o-que-sao-royalties-franquia/?utm_term=&utm_campaign=%5BDSA%5D+Geral+%2B+Categorias&utm_source=adwords&utm_medium=ppc&hsa_tgt=dsa-295317350131&hsa_grp=41127381097&hsa_src=g&hsa_net=adwords&hsa_mt=b&hsa_ver=3&hsa_ad=233923988121&hsa_acc=3423194869&hsa_kw=&hsa_cam=841245751&gclid=EAIaIQobChMI5aykyqSV3AIVk1mGCh0HsQaVEAAYASAAEgKmDfD_BwE

https://www.portaldofranchising.com.br/artigos-sobre-franchising/os-royalties-no-contrato-de-franquia/

VEJA TAMBÉM

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com o nosso site. Ao navegar pelas páginas, você declara estar de acordo com a nossa Política de Privacidade.