As vantagens de uma Consultoria Jurídica Continuada

consultoria jurídica continuada

Como uma Consultoria Jurídica Continuada ajuda seu negócio

É muito comum na atualidade as pessoas desejarem empreender. Mas nesse contexto, empreendedores muitas vezes erram ao não procurar uma consultoria jurídica continuada  a fim de minimizar o insucesso do negócio.

Culturalmente, em nossa sociedade, as pessoas cometem o erro de procurar assistência jurídica apenas quando é deflagrada alguma crise. Ou seja, procuram soluções jurídicas pontuais quando existe algum problema.

A consultoria jurídica continuada, contudo, oferece auxílio jurídico ao longo de um período determinado por um contrato. E manter esse contato frequente pode ser interessante para um negócio.

Empreender certamente não é uma tarefa fácil, mas optar por um plano de consultoria jurídica continuada pode ajudar no processo.

O que uma consultoria jurídica faz, afinal?

De maneira geral, a consultoria jurídica, como o próprio nome diz, cuida da parte jurídica da sua empresa, auxiliando o empresário em assuntos de legalidade. Dessa forma, ela pode:

1. Garantir a propriedade intelectual com o registro de marca

O assessor jurídico pode te ajudar a realizar o pedido de Registro de Marca no site do INPI, cuja concessão garante proteção e uso exclusivo da marca.

Ainda, o consultor acompanha todas as fases desse processo do pedido.

2. Garantir a segurança de dados, por meio da adequação a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)

A Consultoria Jurídica contratada analisa e estrutura, por exemplo, os Termos de uso e as Políticas de Privacidade do seu site de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, o que permite transparência com relação à coleta de dados e responsabilidades de todas as partes.

Quer saber mais sobre esse tema? Acesse nosso ebook sobre a LGPD.

3. Oferecer a elaboração e revisão de contratos de parceria ou de prestação de serviços, proporcionando também a análise de riscos contratuais

O consultor jurídico elabora e analisa os documentos que explicam e regulam as relações jurídicas entre as partes, deixando claro quais são os direitos e deveres de cada uma das pessoas (físicas ou jurídicas) envolvidas, assim como os outros detalhes dos serviços que estão sendo contratados, os valores e os prazos.

4. Revisar termos internos da empresa e promover conscientização sobre as questões jurídicas

A assessoria jurídica estrutura os termos, auxilia na organização interna e pode passar as informações jurídicas para a equipe de maneira simplificada. Dessa forma, a empresa consegue trabalhar de acordo com aquilo que a lei estabelece.

5. Auxiliar na elaboração de estratégias negociais, resguardando a segurança jurídica

O consultor trabalha em contato com o dia a dia da sua empresa, conhecendo seu negócio, revisando e analisando contratos a fim de manter a segurança e evitar problemas judiciais e administrativos.

6. E claro, tirar dúvidas jurídicas que possam surgir

É comum que o empreendedor tenha dúvidas sobre a parte jurídica de seu negócio, seja com relação a uma cláusula de determinado contrato ou sobre questões jurídicas mais complexas. O contato frequente com um jurista, por meio de consultoria jurídica continuada, pode ajudar nesse quesito.

Quais são os benefícios de uma assessoria jurídica continuada?

São vários os benefícios de contratar uma consultoria jurídica continuada, mas entre os principais está a vantagem de evitar falhas causadas por falta de conhecimento jurídico, o que diminui muito as chances de danos e gastos. Afinal, “prevenir é melhor que remediar”.

Além disso, é importante ressaltar o cenário de concorrência que se vive hoje, contexto em que é muito mais estratégico investir em soluções jurídicas preventivas do que ter gastos desnecessários com reparo de problemas que poderiam ser evitados.

Investir em assessoria jurídica continuada significa ter fácil acesso a profissionais da área para atender demandas de modo rápido e efetivo.

É comum haver diversas mudanças no sistema judiciário brasileiro, e para um empreendedor, fica difícil acompanhar todas essas alterações.

Imaginemos uma atividade empresarial, em atuação no mercado, que se utiliza de leis que não são mais válidas. Esta opera negócios a partir de contratos desatualizados, que não abrangem a real necessidade: eis as ocasiões com potencial enorme de prejuízos à empresa.

Ademais, essas inadequações podem prejudicar eventuais negociações com clientes, bem como as relações da empresa com terceiros.

Uma consultoria jurídica continuada traz uma visão profissional do mundo jurídico para o mundo empresarial, realizando um mapeamento sobre as necessidades jurídicas e otimizando tais processos.

Por que optar por um plano de consultoria jurídica continuada?

Diferentemente da contratação de uma assessoria pontual, que acontece somente quando existe um problema jurídico específico ou um momento de crise, a consultoria continuada vale para um longo prazo.

Isso implica dizer que há um acompanhamento jurídico presente na sua empresa por alguns meses e existe um contato com maior proximidade.

Escolher um plano de consultoria jurídica continuada é como fazer exames de rotina, mas para o seu negócio. Optar por contratar esse tipo de serviço pode ajudar a avaliar o estado geral da empresa, garantir sua segurança e evitar possíveis questões litigiosas, atuando de maneira preventiva.

O mercado neste mundo globalizado é dinâmico, novas normas são promulgadas e essas mudanças podem impactar fortemente no negócio. Daí a importância da assessoria jurídica continuada na vida cotidiana das empresas.

Manter a consultoria jurídica continuada pode gerar mais segurança aos envolvidos. Empreendedores de sucesso se utilizam dos instrumentos jurídicos de forma preventiva, evitando não conformidades na prestação dos serviços.

Esse contato direto e permanente, na mensuração de riscos jurídicos, evita inúmeros litígios. Eventuais questões não resolvidas pela atuação preventiva podem ser facilmente resolvidas através de soluções extrajudiciais, menos custosas e desgastantes.

Quando contratar esse tipo de assessoria jurídica?

Bom, como foi explicado acima, são muitas as vantagens em se contratar esses serviços úteis e preventivos.

Somado a isso, são muitas as empresas que acabam fechando por questões jurídicas (e falta de acompanhamento nesse quesito).

Portanto, é interessante que desde o início das atividades empresariais exista um acompanhamento, independentemente do tamanho da empresa.

Uma assessoria jurídica desde o começo da empresa pode ajudar também com a definição do quadro societário do negócio, uma vez que esta atividade requer segurança na elaboração dos contratos de definição da sociedade.

Além do mais, ter uma consultoria jurídica personalizada gera credibilidade e permite que o seu negócio atue com excelência, conquistando um lugar de destaque no mercado de trabalho.

Conclusão

Resumidamente, a consultoria jurídica continuada gera enormes vantagens ao empreendedor, prevenindo riscos e evitando erros, mantendo o foco em soluções extrajudiciais de eventuais conflitos e, quando for o caso, atuando em demandas judiciais que envolvam o empresário.

Assim sendo, o mais inteligente a se fazer é evitar possíveis danos e considerar contratar uma consultoria jurídica, já que esse é um investimento que poderá trazer retornos muito importantes.

Quer saber mais sobre assessoria jurídica continuada? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas sem compromisso.

 

Escrito por Ana Luiza de Castro Campos

VEJA TAMBÉM

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com o nosso site. Ao navegar pelas páginas, você declara estar de acordo com a nossa Política de Privacidade.